domingo, 31 de julho de 2011

Volta às aulas


Depois de um mês de descanso para a comunidade escolar, está na hora de voltar às atividades. Desejo a todos um excelente retorno de responsabilidades, perspectivas positivas para um restante de ano letivo de sucesso!!!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Melhor jogo do brasileirão até agora!

Foi um clássico de tirar o fôlego, e o meu Mengão levou a melhor. Em plena vila, de virada foi excepcional!
Tinha uma fila de secadores em casa torcendo pelo Santos, mas quando o jogo terminou, foi o máximo rir deles com a vitória de Ronaldinho e companhia. Foi ótimo relembrar gols clássicos do Ronaldinho, aquela falta rasteira foi tudo!!!

Mensagem do blog

Do Blog Educar Para a Humanidade

Você sabe se proteger dos diferentes tipos de Hepatite?




Site dessa imagemreidaverdade.com


Responda as perguntas e descubra como a doença pode ser prevenida e combatida

Pergunta 1: Os sintomas da hepatite são fáceis de serem percebidos?
A - Sim, a doença costuma aparecer com sintomas graves desde o início.
B - Não, a pessoa pode até achar que está apenas com uma gripe.
Resposta correta: b) Não, a pessoa pode até achar que está apenas com uma gripe.

Nota: A hepatite aguda é mais fácil de perceber: olhos amarelados, náuseas, dor abdominal e febre. Mas o infectologista Paulo Roberto Ferreira, do Hospital Bandeirantes, conta que as formas crônicas das hepatites B e C raramente apresentam sintomas fortes. "Depois do início, não há sintomas por 20 a 30 anos, até que apareça cirrose ou câncer de fígado. Esse é o grande problema da doença, que é silenciosa por muito tempo", afirma. A OMS estima que 80% das pessoas com hepatite não apresentam sintomas.

Pergunta 2: Os vírus da hepatite podem ser contraídos pela ingestão de água e alimentos contaminados?
A - Sim, a hepatite dos tipos A e E.
B - Não, eles são transmitidos pelo ar.

Resposta correta: a) Sim, a hepatite dos tipos A e E.

Nota: É o caso da hepatite A, que é frequente no Brasil, e da E, que é mais rara. Ambas são benignas, de forma que, após a fase inicial e de sintomas, há a cura completa na maioria dos casos, como explica o infectologista Paulo Roberto Ferreira. "Como ambas são transmitidas por alimentos e líquidos contaminados, a prevenção se dá pela higienização adequada dos alimentos e das mãos. Contra a hepatite A, também há vacina extremamente eficaz", conta.

Pergunta 3: A hepatite também pode ser transmitida pelo contato sanguíneo?
A - Sim, os vírus B e C.B - Não, todos são transmitidos por água e alimentos.

Resposta correta: a) Sim, os vírus B e C.
Nota: Como o vírus B e C são transmitidos por contato sanguíneo, instrumentos de manicure que estiverem contaminados podem transmitir hepatite, caso exista algum machucado nas mãos ou nos pés. O infectologista Paulo Ferreira também recomenda que quem tiver histórico de transfusão de sangue, drogas injetáveis, tatuagem, piercing, exposição a sangue contaminado, relação sexual sem preservativos ou alteração dos exames de sangue de funcionamento do fígado deve procurar um médico para fazer exames.

Pergunta 4: Como detectar a presença da hepatite B ou C?
A - Apenas com exames de funcionamento do fígado.
B - Com um teste rápido de sangue, já é possível apontar a hepatite.
Resposta correta: b) Com um teste rápido de sangue, já é possível apontar a hepatite.
Nota: Apenas uma gota de sangue é necessária para que o teste rápido seja feito, que dura cerca de meia hora. A partir de agosto de 2011, a rede SUS (Sistema Único de Saúde) passará a oferecer esses testes, com o objetivo de obter o diagnóstico precoce da doença, o que evitaria a transmissão e facilitaria o tratamento.

Pergunta 5: Todos esses vírus possuem vacina?
A - Não, a hepatite C, por exemplo, não possui vacina.B - Sim

Resposta correta: a) Não, a hepatite C, por exemplo, não possui vacina.
Nota: Apesar de ter um risco mínimo ou quase nulo de ser transmitida pela relação sexual, a hepatite C merece dupla atenção por não possuir vacina. O infectologista Paulo Ferreira alerta para os cuidados necessários: "Não compartilhar seringas, agulhas ou outros utensílios; ao optar por tatuagens e piercings, fazer em local credenciado pela vigilância sanitária; usar material próprio e limpo em manicures e utilizar sempre camisinha durante as relações sexuais".

Pergunta 6: Como é o tratamento da hepatite C?
A - Medicamentos orais e injeções.A - O vírus desaparece sozinho.

Resposta correta: a) Medicamentos orais e injeções.
Nota: Segundo o infectologista Luiz Orlando da Conceição, do Hospital São Luiz, o tratamento da hepatite C é feito com ribavirina (oral) e interferon (injeção) e pode durar até um ano. "O vírus que sempre vai embora e não aparece na forma crônica é o da hepatite A, que necessita de cuidados gerais e tratamento para amenizar sintomas", conta. Já no caso da hepatite B, o cuidado deve ser maior porque a chance de se transformar em uma hepatite crônica é de cerca de 10%.

Pergunta 7: E a hepatite D, em quem ela se manifesta?
A - Em qualquer pessoa que esteja com resistência baixa.
B - Apenas em pessoas portadoras da hepatite B
Resposta correta: b) Apenas em pessoas portadoras da hepatite B.
Nota: "O vírus da hepatite D somente infecta pessoas que também são portadoras do vírus da hepatite B, ou seja, ele não tem a capacidade de provocar a doença sozinho", conta o infectologista Luiz Orlando da Conceição. O paciente que for infectado por esse vírus tem maiores chances de desenvolver a forma aguda da doença e precisar de transplante de fígado.

Pergunta 8: A hepatite pode levar à morte?
A - Sim, dependendo da gravidade da doença no paciente.B - Não, é uma doença pouco agressiva.

Resposta correta: a) Sim, dependendo da gravidade da doença no paciente.
Nota: Existe uma forma bem rara que é a hepatite fulminante, de evolução grave, com grande risco de óbito e que pode ser causada por todos os vírus das hepatites, como explica o infectologista Luiz Orlando da Conceição. "Outra forma que preocupa são as chamadas formas crônicas, que evoluem durante muitos anos de forma silenciosa e possuem grande chance de evoluir para cirrose, podendo chegar à necessidade de um transplante", afirma. Essas formas crônicas podem ser causadas pelos vírus B e C.

Pergunta 9: Uma pessoa pode ter hepatite até quantas vezes?
A - Várias vezes, tanto o mesmo vírus quanto vírus diferentes.
B - Apenas uma vez cada tipo de vírus.
Resposta correta: b) Apenas uma vez cada tipo de vírus.
Nota: Segundo o infectologista Luiz Orlando da Conceição, cada vírus da hepatite pode ser adquirido apenas uma vez. Vale lembrar que é possível a pessoa ter mais de uma hepatite, porque adquiriu mais de um vírus. "Existem casos de pessoas que adquiriram três vírus de hepatite: A, B e C", diz o especialista.

Pergunta 10: A hepatite tem perigo maior durante a gravidez?
A - O perigo é o mesmo de qualquer outra doença, como a gripe.
B - A doença pode causar sequelas no feto e até aborto.
Resposta correta: b) A doença pode causar sequelas no feto e até aborto.
Nota: A hepatite, sobretudo B e C, pode ser transmitida ao bebê pela mãe e ainda pode provocar complicações sérias durante a gestação. "É por isso que, no pré-natal, é obrigatório fazer exames que detectam hepatite, assim como sífilis, HIV, toxoplasmose, rubéola e citomegalovirose", conta o infectologista Paulo Roberto Ferreira. Quanto antes a presença de uma dessas doenças for detectada, mais cedo começarão os esforços para cuidar da gestante e prevenir a transmissão das doenças ao bebê.

Seu resultado: você respondeu corretamente 10 das 10 questões


FONTE: POR LETÍCIA GONÇALVES
 

terça-feira, 26 de julho de 2011

DO BLOG AMIGO MACHO

O amor nos tempos da Internet

postado por Alex Xavier
Levei um cutucão e não sabia o significado. No Facebook, quero dizer.
Entrei no perfil dela, uma moça linda e sorridente, amiga de amigas minhas. Na época, eu não tinha lido o post do Sexpert sobre o novo uso da ferramenta e banquei o inocente até descobrir que se tratava de uma cantada. O futuro realmente chegou e as pessoas vão atrás umas das outras virtualmente. Ainda estou me adaptando aos novos tempos, mas posso dizer que curti (outra releitura atualíssima). Por outro lado, isso está afetando a comunicação real.
O amor nos tempos de Internet
Foto: iStockphoto

Uma vez, liguei para uma garota que conheci em um bar e perguntei se estaria livre para sair comigo no dia seguinte. Ela até foi simpática, mas de pouco papo. Tinha muito trabalho, ainda se sentia ligada ao ex, não queria novas emoções naquele momento. Tudo bem, nos despedimos sem crise. Menos de cinco minutos depois, chega um torpedo dela no meu celular, cheio de pontos de exclamação, dizendo que adorou me conhecer e queria me convidar para fazer algo no mesmo dia. Contei a uma amiga e ela me repreendeu: “Telefonar foi meio agressivo, não?”. Na era do MSN e do SMS, ligar ganhou o rótulo “agressivo”
As pessoas se sentem mais à vontade escrevendo do que falando. A tecnologia deu uma vida social a muito tímido por aí. As relações começam agora com um “cutucar” e terminam com um “bloquear”. Ok, para alguns, acaba em uma mudança marcante no perfil, com um “casado (a)”.
No meio do caminho, rola um “em relacionamento sério com…”, que nada mais é do que a aliança de compromisso da tal Geração Y. O uso é o mesmo. Tanto o anel quanto o status na rede social servem para você avisar o mundo que não está mais disponível. Acho divertido o “em um relacionamento enrolado com…”. Sempre dá vazão à imaginação.
No entanto, mesmo com esta etiquetação das relações, as pessoas têm certa dificuldade de definir em que ponto o casal está. Uma amiga vê o mesmo cara – e apenas ele – há semanas. Eles trocam mensagens a toda hora pelo iPhone, saem bastante durante a semana, dormem juntos várias noites. Cada um deixou uma escova de dente na casa do outro. As mães deles já se referem aos parceiros dos filhos pelo nome! E mesmo assim eles não sabem se estão namorando. “Ainda não mudei meu status no Facebook”, justificou minha amiga. Desculpem, mas está rolando.
Divirtam-se!

Toda hora passa na TV a propaganda de um site de relacionamentos que se diz “responsável por 5% dos casamentos nos Estados Unidos”. Se isso for verdade, fico triste. Não que ninguém possa achar sua alma gêmea assim, mas acho que a maioria se juntou apenas à outra pessoa que também se cansou de ficar sozinha. Concordo que balada é o pior lugar para buscar o amor da sua vida. Mas não gosto da ideia de um computador tomando decisões sobre minha vida sentimental. Que as pessoas nunca deixem de se apaixonar ao acaso. Cutucões são legais, mas ainda prefiro os esbarrões.

Comentário do Blog: A conquista é bem melhor quando você reconhece alguém de um ciclo de amizade para não ter surpresas com problemas futuros que envolvam dinheiro, moral e até a integridade física. Concordo com o Alex, é bem melhor o corpo a corpo do que a tela da web cam! 
Usem essas ferramentas com cautela!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Livros livres

Acervo de editora universitária norte-americana com milhares de obras relacionadas à ciência é disponibilizado gratuitamente na internet. 
 
Livros livres
Mais de quatro mil livros do acervo da National Academies Press estão disponíveis gratuitamente no site da editora desde o início de junho de 2011. (foto: Flickr/ Amelia-Jane – CC BY-NC 2.0)
Agricultura, biologia, comportamento, engenharia, geografia... Há temas de A a Z no site da National Academies Press (NAP), editora universitária norte-americana que, a exemplo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP), oferece agora todo o seu acervo em formato PDF para download gratuito.
São mais de quatro mil obras com conteúdo relacionado à ciência que começaram a ser liberadas na internet em 1994. O catálogo completo está disponível gratuitamente na rede desde o início de junho de 2011, incluindo até os PDFs de artigos e relatórios que costumavam ser vendidos pelo site. E vem muito mais por aí, levando em conta a média de 200 livros lançados por ano pela NAP.
Site da NAP estimula divulgação de download gratuito de seus livros em redes sociais
A política de disponibilização foi voltada inicialmente para países em desenvolvimento.
Apesar de manter os direitos dos autores reservados, a NAP oferece na própria página de download dos livros ferramentas para difusão das obras em sites, blogues e redes sociais.
Por exemplo: On Being a Scientist, um guia de conduta para pesquisadores que já está na terceira edição, conta com opções para divulgação do material via Facebook e Twitter.
O site da NAP ainda oferece vídeos, podcasts e sinopses sobre boa parte do acervo. 

Saulo Pereira GuimarãesCiência Hoje On-line

Ao meu amigo Tiago



            Meus caros leitores, felicitem meu amiguinho Tiago com uma visita e, assim como eu, seja acompanhante de suas reflexões!!!Feliz aniversário amiguinho!

 Acesse http://www.tiagosousa.net/

quinta-feira, 21 de julho de 2011

NETIQUETA

O que é Netiqueta

A internet é muito legal para você conversar com seus amigos, jogar, ouvir músicas, baixar vídeos, pesquisar para trabalhos da escola e tantas outras coisas. Há algumas regras que devemos seguir para que a rede seja sempre um ambiente agradável e seguro para todos.

Lembre que sempre há alguém do outro lado quando você manda um e-mail, faz um comentário numa rede social ou conversa no MSN. Não ofenda nem seja agressivo.

Netiqueta é a combinação das palavras NET (rede em inglês) e ETIQUETA (regras para comportamento em sociedade)

Trate o outro como você gostaria que ele tratasse você.

Fonte:http://www.internetresponsavel.com.br/

Comentário do blog: Infelizmente muitas pessoas públicas estão esquecendo dessas regrinhas básicas e usam a internet para expor sua opinião sem limites, esquecendo que muitas outras pessoas estão vendo. Redes sociais, blogs, sites e e-mails não são para ofender, muito menos uma arma da hipocrisia para declarar guerra a outrem, mas é o que muitos formadores de opinião estão fazendo. Por favor gente, controlem-se! Temos muitos jovens absorvendo essas informações como únicas verdades. Vamos usar a net para fazê-los refletir, e não para se alienarem mais ainda!!!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

URGENTE! Suspeita da Morte no motel pode está em Santa Izabel.




Segundo informações anônimas, possivelmente na manhã de hoje uma equipe policial estave em nosso município atrás da mulher no retrato falado suspeita da autoria do homicídio brutal na pousada colonial.

Espero mais informações.
Fonte: denisbraga1000.blogspot.com

terça-feira, 12 de julho de 2011

REALIDADE

Humor

Teste para jogos mortais


Ela só errou o animal!
Tinha que ser oxigenada...

DESCULPAS

Oi pessoal! desculpem a minha ausência nas postagens, mas minha net tá uma lentidão que me irrita, mas estou resolvendo o problema essa semana e logo estarei atualizando o blog com matérias interessantes. Meu mês de julho está se resumindo a lançar notas de recuperação, ir a escola, já que não estou de férias, mas dá tempo de ir ao cinema, encontrar com amigos, curtir do meu jeito!
Espero que estejam curtindo tbm... Um grande abraço!!!

sábado, 9 de julho de 2011

HUMOR

LINGUISTICA - CIENCIA HOJE

Como fisgar o leitor?

Diferentes tipos de títulos podem ser mais ou menos eficazes em atrair a atenção de leitores. Estudo iraniano analisou cerca de dois mil artigos científicos e concluiu que os mais acessados são os que começam com perguntas.  
Segundo estudo iraniano, o uso de títulos interrogativos em artigos científicos é mais eficaz em fazer os leitores acessarem o conteúdo do trabalho na íntegra. (imagem: Sofia Moutinho)
‘Filogenia de besouros aquáticos esclarece corrida evolutiva entre gêneros’. ‘Epidemia do vírus influenza pode ser prevenida por vacinação voluntária?’ Essas duas frases são títulos de artigos científicos. Mas qual delas é mais eficaz em conduzir à leitura do texto?
Segundo um estudo iraniano, títulos com perguntas, que apelam para a curiosidade dos leitores, são os mais acessados – o que não resulta, no entanto, em maior quantidade de citações dos trabalhos em novas publicações.
O estudo analisou mais de dois mil títulos de artigos científicos publicados em seis periódicos da Public Library of Science (PLoS) em 2007. Os resultados foram publicados na revista Scientometrics no início deste ano.
Um título ideal deve ser curto, informativo e atraente
Os pesquisadores ressaltam que os títulos são importantes principalmente quando se utilizam ferramentas de busca em catálogos, bibliotecas e bancos de dados on-line para encontrar artigos de interesse. Como vitrines do artigo, são eles que primeiro fisgam o leitor para o texto.
Segundo os cientistas, um título ideal deve ser curto, informativo e atraente. No entanto, a maioria dos autores não segue essas três premissas e falha na escolha dos enunciados.
Para realizar a pesquisa, os cientistas iranianos classificaram os títulos em três grupos: declarativos, descritivos e interrogativos. Os títulos declarativos – como o usado na abertura desta matéria – são os que trazem as principais conclusões do artigo e permitem aos usuários compreender o conteúdo do trabalho sem precisar consultá-lo na íntegra.
Já os descritivos apresentam o assunto que será tratado ao longo do artigo de forma ampla e sucinta, como em ‘Partes, todo e contexto na leitura: uma tripla dissociação’. Os títulos interrogativos são os que, como o próprio nome indica, trazem uma pergunta.

Acessos e citações

Em seguida, os títulos foram associados ao número de downloads e citações dos artigos feitos entre sua data de publicação e outubro de 2010. Essas informações foram extraídas de um banco de dados on-line chamado Scorpus, que mostra a quantidade de acessos e de citações de todos os artigos publicados nos diversos periódicos científicos do mundo.
Um dos autores do estudo, Hamid Jamali, da Universidade Tarbiat Moallem (Irã), pondera que os acessos podem ser feitos por qualquer um, desde estudantes de graduação que desejam estudar para disciplinas a pacientes que buscam desesperadamente por informações sobre suas doenças. “Citações são feitas apenas por autores de novas publicações”, completa.
Os títulos declarativos – geralmente recomendados no meio acadêmico – foram os menos acessados e citados
A pesquisa mostrou que os artigos mais acessados são os que têm títulos interrogativos. No entanto, eles são os menos usados: apareceram em apenas 45 dos mais de dois mil artigos analisados. Essa capacidade de atrair o leitor também não se reverte em uma quantidade proporcional de citações em novas publicações.
Em segundo lugar no número de downloads, estão os títulos descritivos, os mais usados nos artigos (1.440, no total) e os mais citados.
Os títulos declarativos – geralmente recomendados no meio acadêmico – apareceram em 660 artigos e foram os menos acessados e citados. Segundo Jamali, esses efeitos negativos são decorrentes da extensão dos títulos declarativos – normalmente mais longos que os demais – e do fato de eles já apresentarem ao leitor as principais conclusões do artigo sem a necessidade de acessar o texto.

Produção a todo custo

Embora pouco usados nos artigos analisados, os títulos interrogativos têm aparecido com mais frequência no meio acadêmico. Esse aumento foi verificado por um estudo alemão publicado em 2009 que analisou aproximadamente 20 milhões de títulos de artigos da área de física, ciências naturais e medicina publicados entre 1966 e 2005.
Segundo Jamali, o uso de títulos com perguntas em textos científicos teria crescido como estratégia de marketing, em resposta a um quadro de estímulo à produção acadêmica.

Folhas empilhadas
A produção de artigos científicos cresce mais a cada ano e está associada a um dos critérios de avaliação de pesquisadores: mais vale a quantidade de trabalhos publicados do que a qualidade. (foto: Joel Penner/ CC BY 2.0)
Nas últimas duas décadas, o critério de avaliação de pesquisadores e núcleos de pesquisa se transformou – em parte, devido à proliferação de universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no mundo. O novo critério valoriza a quantidade – em oposição à qualidade – de trabalhos produzidos e citados pelos pares em revistas bem conceituadas.
Nesse novo cenário, a produção acadêmica foi ‘às alturas’. Em 1970, no banco de dados Science Citation Index, estavam depositados apenas 300 mil artigos; em 1980, esse número chegou a 500 mil. Na década de 1990, o banco começou a receber cerca de 700 mil artigos por ano.
O estudo alemão ressalta que a qualidade das publicações acadêmicas e seus aspectos formais estão se transformando. Muitos cientistas estariam sucumbindo à pressão da mentalidade ‘publish or perish’ (publicar ou perecer, em português), uma vez que a alocação de recursos para pesquisa é guiada pelo perfil de produção do pesquisador.

Gabriela Reznik
Ciência Hoje On-line

TRIBO DO SOL


Cotijuba é uma ótima opção para curtir o mês de julho e para quem nunca acampou na vida, aproveite a segurança e a praticidade do aluguel de barracas da Tribo do Sol, na praia do vai-quem-quer. Vá curtir, é sensacional!!!
Contato: 8821-4686

Do Blog do Diego Sousa

DESTAK da IGNORÂNCIA!

Ao que tudo indica o Prefeito Marió Kató sentiu a pancada, ter destruído uma ponte centenária pegou muito mal com a população e mais ainda, a revolta é crescente, mas tentando se defender em seu Jornal palaciano acaba atacando a inteligência do Povo Izabelense, observe que na coluna POUCAS E BOAS do Jornal DESTAK eles cometem o que posso classificar como ignorância pura, Vejam o que está escrito:
Patrimônio histórico não é o que se guarda na memória, mas o que está tombado oficialmente.
Quanta ignorância, pois dizer que não é patrimônio histórico algo que tinha mais de 100 anos e que fora construída pelo Intendente Antônio Lemos um dos maiores políticos da época para Belém e para o Estado é de uma imbecilidade descabida, agora me pego pensando: como um Jornal destes conquista um título de honra ao mérito? Será que é merito de ser o veículo de comunicação que mais propaga a ignorância?, pois se for o prêmio está em boas mãos. E ao vereador Jorge Tubarão, vereador escolha melhor a quem o senhor dedica este tipo de título, acredito que ele cairia melhor a APAE de Santa Izabel, ao Abrigo dos Idosos que sobrevive a duras penas, a escolinha de futebol da Portuguesa onde o Treinador Edimar é que compra até as bolas pra criançada ter com o que se ocupar, e tantas outras instituições que realmente colaboram para o engrandecimento de nossa cidade.
Ao Jonaleco fica a crítica construtiva: andem por Santa Izabel, conversem com quem conhece a história deste município, dou a dica para que ouçam o samba enrredo do Égua de Nós de 1998, em que no refrão cantado por Luis Bitar diz assim: "Jesus criou nossa raça nossa Gente Orgulho é de ser Izabelense". E afirmo que só que o tem é que sabe dar valor as coisas importantes e históricas de nossa terra.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

DECEPÇÃO

Meus caros leitores quero compartilhar a minha decepção com vocês. Convivi um tempo com várias pessoas ligadas a política e acabo de constatar que quando se trata de dinheiro, influencia e apoio não ao bem coletivo, mas a interesses individuais, muitas pessoas que eu admirava, se igualam a muitos políticos despresíveis que vemos na mídia e em nossa cidade. A hipocrisia impera!
Muitos preferem fazer "panos quentes" de fatos que envergonham a população, só para não desagradar "A" nem "B", pois no futuro podem precisar desses figurões!
Poucas pessoas em Santa Izabel ainda têm coragem de "peitar" uma administração que comunga com uma minoria em detrimento da maioria da população izabelense. Cabe a você meu caro leitor identificá-los!
Não estou aqui pra julgar ninguém, mas essas pessoas não levam em conta o quanto podem influenciar a vida de muitos cidadãos!
Esperem chegar 2012...